Salve Embu das Artes
  • 12 Feira de Artes da Casa de Cultura Santa Tereza
  • Abaixo Assinado
  • Home
  • Manifesto – Prefeitura de Embu das Artes mente sobre Plano Diretor da Cidade.
  • NOSSA LUTA!
  • Frases da semana
  • Manifeste-se aqui
  • Propostas da Comunidade


Blog


Documentário Embu – Terra das Artes no CURTA.DOC
Apr 03 2015

Documentário Embu – Terra das Artes no CURTA.DOC

Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia, Vídeos 0 3

O Documentário “Embu – Terra das Artes” estreou no site CURTA.DOC e pode ser assistido gratuitamente on-line!

TEM GENTE AÍ? É a pergunta que não cala na voz da população de Embu das Artes – SP, cobrando respeito ao seu patrimônio artístico e ambiental. Com um histórico de lutas ambientais o município de Embu das Artes, parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, de reconhecida vocação artística desde a sua criação em 1554, enfrenta mais uma batalha: ao permitir indústrias e logística em toda a extensão da ZIA – Zona de Interesse Ambiental – região que abriga importantes remanescentes florestais e mananciais, destacando-se os rios Embu Mirim e Cotia, o novo Plano Diretor compromete, não apenas as últimas áreas verdes do município, como a sobrevivência do núcleo de arte na região.


Enquanto São Paulo pede chuva, crianças de Embu correm risco se chover
Feb 11 2015

Enquanto São Paulo pede chuva, crianças de Embu correm risco se chover

Artigos, Blog, Saiu na mídia 0 4

Pais e familiares dos alunos da Escola Municipal Pau Brasil foram surpreendidos nesta 2ª-feira, 9 de fevereiro de 2015, no retorno às aulas, no Município de Embu das Artes. Encontraram parte do pátio do colégio interditado e coberto por uma lona preta por conta do desmoronamento de parte do barranco no terreno da escola.

Para tentar tranquilizar a comunidade, a diretora da escola informou que recebeu a visita da Defesa Civil e de geólogos da prefeitura e que  apenas  a parte de baixo do prédio seria interditada, ficando o piso superior liberado para o funcionamento escolar.

Mesmo sem ser geólogo ou engenheiro civil, ao olhar as fotos da escola e do barranco é fácil  perceber que uma forte chuva pode movimentar mais terra e colocar em risco a estrutura do prédio. Também não precisa ser físico para saber que se a estrutura for abalada o que está em cima desaba. Então o que justifica interditar o andar de baixo e liberar o de cima?

Além da irresponsabilidade em liberar as aulas, não foi apresentada nenhuma previsão para a solução do problema.
A unidade abriga as crianças da creche que foram removidas do prédio da Rua Botucatu que está demolido, sem previsão de reforma, e crianças da educação infantil, de 4 a 6 anos.

Os familiares estão com medo de deixar as crianças na escola, mas muitos não tem opção, pois trabalham. O Prefeito Chico Brito  e o Secretário de Educação, Paulo Vicente, precisam vir a público e garantir uma solução imediata e segura para a comunidade escolar, além de uma previsão para a solução total do problema.

Fonte:

http://blogdojuninhopalmarino.blogspot.com.br/2015/02/enquanto-sao-paulo-pede-chuva-criancas.html


Prefeito entrega Área de proteção ambiental Santa Tereza a grupo anti-ambientalista.
Dec 22 2013

Prefeito entrega Área de proteção ambiental Santa Tereza a grupo anti-ambientalista.

Artigos, Blog 0 3

Prefeito entrega gestão da Área de proteção ambiental Santa Tereza a grupo anti-ambientalista. Na foto ao lado, Chico Brito aparece abraçado a Vanessa Souza, líder do MTST, que durante as audiências do Plano Diretor hostilizou e impediu a entrada de pessoas do movimento ambiental na Câmara. Na época foi aberto um boletim de ocorrência sobre isso e o próprio delegado afirmou ser comum queixas sobre a mesma.

O Conselho Gestor da APA Santa Tereza tomou posse na Câmara em 17/12, através de um pretenso processo democrático, mas como nos outros conselhos de Embu, foi dominado por movimentos e entidades patrocinados pela prefeitura, que recebem generosas verbas, e seguem a risca instruções ditadas pelo governo.

Infelizmente o conselho deve seguir a política do atual governo, que derruba as matas a qualquer custo, em nome do vulgo progresso, sem antes avaliar o local adequado para cada coisa.


Após assalto prefeito defende seus interesses
Dec 05 2013

Após assalto prefeito defende seus interesses

Artigos, Blog 0 3

Agora que a residência do prefeito foi assaltado, parece que despertou para a realidade de medo e violência de nossa cidade. Rapidamente tomou duas decisões, aumentou a própria segurança e mandou os vereadores deslocarem o efetivo para proteger os ricos industriais.

O Prefeito retirou o aparato de Segurança Pública da periferia por pressões da ACISE (cuja vice-presidente de serviços é a 1ª Dama). A Cia da PM do Jardim Pinheirinho foi transferida para o Centro, e o Batalhão da PM do Jardim Santa Emília foi transferido para a Região do Parque Industrial, a pedido dos empresários.

Ou seja, a segurança pública a serviço do Centro e dos Empresários, enquanto os índices de violência voltam a crescer na periferia (basta ver os dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, com aumento de Homicídios, Estupros, Furtos e Roubos a cidadãos, e furtos e roubos de veículos).

A pauta foi discutida na Câmara de Embu antes da sessão de 4/12.


Manifesto da Casa de Cultura Santa Tereza sobre a Feira de Artes
Dec 05 2013

Manifesto da Casa de Cultura Santa Tereza sobre a Feira de Artes

Blog, Eventos 0 3

Há 13 anos seguidos a Casa de Cultura Santa Tereza organiza a Feira de Artes Santa Tereza, um evento que permite a milhares de pessoas o contato com a arte de centenas de artistas da cidade e da região.

A indefinição quanto à data de realização da Feira de Artes de 2013 – a 14ª edição – tem deixado margem a inúmeros questionamentos e dúvidas, que devem ser esclarecidas. Porém, antes de mais nada, queremos deixar claro duas coisas. Primeiro, que a definição da data será feita em breve. Segundo, que estamos fazendo todo esforço para garantir a realização da Feira de Artes.

O atraso na definição da data e, em conseqüência, da própria organização do evento, deve-se a problemas burocráticos e políticos junto à Prefeitura de Embu das Artes. No mês de abril protocolamos junto à Secretaria de Transporte a solicitação para a interdição de ruas no Jardim Santa Tereza, onde há 13 anos a Feira de Artes é realizada. Para nossa perplexidade, recebemos uma resposta negativa da Secretaria, apoiada em três argumentos:

Primeiro argumento:

“Com a interdição da Rua Cerqueira César entre a Avenida João Paulo II e Rua Cambuci, conseqüentemente serão interditadas também quatro vias transversais, ou seja, a Rua Água Branca, Rua Morumbi, Rua Lapa e Rua Perdizes, sendo todo fluxo viário desviado por ruas locais, estreitas, com curvas fechadas e com mão dupla de direção gerando conflitos, discórdias e irritações entre os motoristas dificultando até a ação dos agentes de trânsito.”

Estranhamos que só agora, após 13 anos consecutivos, esse tipo de argumento venha à tona. Nunca se levantou esse tipo de problema, nem mesmo quando o ponto inicial dos ônibus com destino a Pinheiros estavam localizados na Rua Cerqueira César (passaram ao Terminal Casa Branca há cerca de dois anos). Hoje há apenas uma linha intermunicipal e uma local de transporte público que passa pelo bairro e se durante a semana a circulação já é pequena, no domingo é muito menor. Não há quase tráfego de caminhões, pois a data da Feira cai num dia de domingo, como sempre ocorreu. Por outro lado, a preocupação com “conflitos, discórdias e irritações entre motoristas” chama a nossa atenção, não só pelo seu caráter inovador e puramente subjetivo, mas porque se fosse um critério válido não deveriam haver festas populares em nenhum lugar do país.

Segundo argumento:

“Salientamos também que as vias em questão têm predominância comercial (sic) com mercados, açougues, restaurantes, lojas e muitos imóveis residenciais nas transversais”.

Embora citando esse fato, o ofício não revela porque essa “predominância comercial” seria um motivo para justificar a negativa da Secretaria. A Feira nunca trouxe, nesses 13 anos, qualquer transtorno ao comércio. Pelo contrário, é um dos dias em que bares, mercados e restaurantes registram uma movimentação grande. Sendo, portanto, não um fator negativo, mas sim positivo para o comércio local.

Terceiro argumento:

“Por último, temos a informar que para a realização adequada deste desvio de tráfego seriam necessários materiais operacionais em grande quantidade (cones, cavaletes e fitas) e agentes de trânsito em vários pontos coordenando o fluxo viário, recursos estes que encontram-se atualmente bem reduzidos”.

Esta é a justificativa menos convincente e mais espantosa. A dimensão da Feira não é grande o suficiente para esgotar todos os recursos listados da Prefeitura, não sendo necessária a alegada “grande quantidade”. Não há, pelo que sabemos, qualquer outra grande atividade de rua no dia solicitado. Este é o argumento mais pobre e infundado, que revela tão somente a falta de vontade política de parte do Sr. Francisco Carlos Pereira da Silva – Kao -em expedir a autorização para viabilizar a realização da Feira.

A posição da Prefeitura é que a Feira seja realizada no parque Rizzo, tal como foi feito com a Festa de Santa Cruz. A mesma prefeitura que gastou dinheiro público para realizar o plebiscito para mudar o nome da cidade de ‘Embu’ para ‘Embu das Artes’ demonstra pouca sensibilidade e compreensão quando se trata de festas e atividades culturais populares. Assim como a Festa de Santa Cruz a Feira de Artes Santa Tereza tem raízes no bairro e na comunidade onde nasceu e se consolidou. A  sua transferência para outro local significaria descaracterizar a Feira, significaria acabar com um evento cultural que já se tornou tradicional.

A Feira todos os anos contribui para promover o acesso da população – cerca de 50 mil pessoas costumam passar pela Feira todos os anos – a apresentações musicais de todos os gêneros, espetáculos de dança, declamação de poesia, performances variadas.

Mas não só isso. É um espaço aberto para que artistas independentes, bandas e grupos musicais locais, artistas plásticos, grupos de dança e teatro possam mostrar seus trabalhos a um público de milhares de pessoas.

Lembramos que a III Conferência Municipal de Cultura aprovou por unanimidade a defesa da Feira de Artes Santa Tereza, Festa de Santa e Carnaval do Jardim Santa Tereza, para que essas e outras atividades continuem sendo realizadas nas comunidades onde nasceram e se desenvolveram.

Sendo assim, manifestamos nossa indignação diante dessa posição, e solicitamos ao poder público que reveja essa posição, garantindo a interdição das vias no dia 08/12 e, assim, permitindo que a Feira de Artes em sua 14ª edição continue a ser realizada no Jardim Santa Tereza.


Prefeitura tenta proibir a realização da Feira de Artes Santa Tereza
Dec 05 2013

Prefeitura tenta proibir a realização da Feira de Artes Santa Tereza

Blog 0 3

Prefeitura tenta proibir a realização da Feira de Artes Santa Tereza, evento realizado a 13 anos, que a atrai milhares de pessoas de toda grande são paulo, como um dos maiores eventos do gênero de festivais de rua.

Este ano a prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes negou a autorização para o fechamento das ruas com argumento da importância dessas vias, mas estranhamente, nos ultimos 13 anos isso não foi notado.

A Feira todos os anos contribui para promover o acesso da população a cultura  – cerca de 50 mil pessoas costumam passar pela Feira todos os anos – a apresentações musicais de todos os gêneros, espetáculos de dança, declamação de poesia, performances variadas.

Para mais informações acesse a página da Casa de Cultura do Santa Tereza

http://casadeculturasantatereza.org.br/


Mansão do prefeito Chico Brito é assaltada em Embu das Artes
Dec 05 2013

Mansão do prefeito Chico Brito é assaltada em Embu das Artes

Blog, Reportagens - Textos, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 0 12

A casa do prefeito de Embu das Artes, na Grande São Paulo, Chico Brito (PT), foi assaltada no início da noite de segunda-feira (2). Ninguém foi preso.

Segundo a polícia, os criminosos invadiram o imóvel armados com pés de cabra e renderam o político e a mulher dele.

As vítimas foram amarradas com toalhas. Em seguida, eles recolheram vários objetos da casa e fugiram.

A Polícia Civil informou que o Boletim de Ocorrência será registrado a partir das 9h desta terça-feira (3) na Delegacia Central de Embu.

Assista reportagem do R7 aqui!


Oct 10 2013

Morre Professor Cagnin, principal defensor do meio Ambiente de Embu das Artes

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 7

Reprodução da matéria publicada Por Alexandre Oliveira, do Linhas Populares*

http://www.linhaspopulares.com.br/morre-professor-cagnin-principal-defensor-do-meio-ambiente-de-embu-das-artes/

O maior defensor público do meio ambiente e crítico confesso da atual gestão de Embu das Artes, Antonio Luiz Cagnin (84) faleceu na manha desta quarta-feira (9) de um infarto fulminante quando participava de uma reunião na UBS do bairro de Itatuba, região periférica de Embu das Artes. Segundo informações, ele estava bem até se emocionar durante o encontro, tendo um mal súbito. Apesar das tentativas de reanimá-lo, Cagnin não resistiu e veio a falecer. Ele será enterrado na quinta-feira, 10, no cemitério da Paz, no Morumbi (SP).

Professor Cagnin, como era conhecido e respeitosamente chamado foi um defensor convicto da preservação do meio ambiente no município que tanto, ou, pouco, soube aproveitar de sua genialidade. Sempre ativo e participativo, integrou comissões e conselhos municipais, se tornando um dos principais agentes de oposição ao atual governo. Cagnin foi contra a instalação da Rodoviária de Embu das Artes, local de várzea que, segundo ele, era rica em biodiversidade e deveria ser preservada.
Como acadêmico Antonio Luiz Cagnin foi graduado pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1958), mestrado pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1980). O ilustre morador de Embu das Artes foi um dos pioneiros no estudo sobre desenhos infantis (quadrinhos) no Brasil. Cagnin foi pesquisador do patrono dos quadrinhos tupiniquins, Angelo Agostini.
Natural de Araras, nasceu em 13 de junho de 1930, data essa que era pouco mencionada por ele, que um dia brincou em uma de suas raras entrevistas (Site: Bigorna): “Estou, como dizem os romanos, “fazendo os 81“, com os 80 já completos e passados. Fui batizado com o nome de Antônio por ter nascido em junho, dia de Santo Antônio, no dia 13, sexta-feira, quase às 13 horas, na cidade de Araras (dá pra ver pela cara de caipira, né?) uma cidadezinha do interior, a mais “bonita do ramal” da Paulista, diziam naquela época”. A entrevista foi publicada em 2010.
Na referida entrevista (ver aqui), Cagnin contou como conheceu e se apaixonou pela mágica dos quadrinhos. ”Desde moleque!!! A idade não sei, mas foi tão logo ganhei um álbum das aventuras do Reco-Reco, Bolão e Azeitona, do incrível Luiz Sá! Os personagens saiam na revista Tico-Tico e eram, na época, os mais queridos da garotada. Segundo o cartunista Fortuna, Luiz Sá produziu o primeiro desenho animado brasileiro, lá pelos anos 40. Eu era criança e recortava e colecionava as tiras em quadrinhos das histórias de Regina Mellilo de Souza, publicadas na revista Ave Maria, que minha mãe assinava. Já quando eu estava na USP, há anos atrás, pensei em encontrar Dona Regina e escrever alguma coisa sobre ela, uma das primeiras quadrinhistas de São Paulo, infelizmente desconhecida do público [...]“, contou.
Respeitado por todos em Embu das Artes, Professor Cagnin foi Assessor de Educação na gestão do ex-prefeito, Nivaldo Orlandi, em 1983 e, segundo fontes, também teve importantes atuações nos governos municipais de Geraldo Puccini (1993 – 1996) e Geraldo Cruz (1° gestão: 2000 – 2004). Cagnin também atuou para a formação de importantes entidades de proteção ambiental. Ele foi diretor e fundador da entidade ambientalista Ibioca Nossa Casa na Terra e participou ativamente do Conselho do Meio Ambiente na cidade.
Cagnin4
Aposentado pela Universidade de São Paulo (USP), Antonio Luiz Cagnin foi condecorado em 2008 com o prêmio Ângelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de arte seqüencial realizada no Brasil. Criado e organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP), o Prêmio tem como objetivo “o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional”.

Cagnin têm em seu currículo a publicação de dois livros, sendo referência em sua linha de pesquisa e atuação. Foram eles:
Cinquentenario da Revista O Tico-Tico, Aspectos Históricos e Educativos’. Editora: VEJA;
Os Quadrinhos – Editora Ática;

Em suas palavras, numa despretensiosa entrevista, Antonio Luiz Cagnin se resumiu: O Antônio Luiz também há muito acalenta um sonho, num trabalho silente e ininterrupto, de buscar para Angelo Agostini a revelação para todo o mundo de sua obra impressionantemente bela, a recuperação de sua imagem lamentavelmente esquecida, e render-lhe a homenagem injustamente negada até hoje!


Sep 12 2013

Funcionalismo de Embu em greve fecha BR

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 2

Servidores Públicos Municipais protestam contra o golpe dado pelo poder executivo quem adiou, sem prévio aviso o pagamento dos salários.

Vejam matéria do Jornal da NET

http://www.jornalnanet.com.br/noticias/7350/educadores-entram-em-greve-e-fecham-a-regis-mais-uma-vez-em-embu-das-artes

Educadores entram em greve e fecham a Régis mais uma vez em Embu das Artes
Atualizado em: 2/09/2013 | Karen Santiago
Manifestação foi realizada durante toda a manhã desta segunda em frente à Prefeitura
Educadores da rede municipal de Embu das Artes decidiram no início da tarde desta segunda-feira, dia 2 entrar em greve até o pagamento de seus salários e vencimentos que deve acontecer no 5º dia útil do mês, sexta-feira (6) de acordo com o prefeito Chico Brito. Cerca de 300 deles estiveram durante toda a manhã em frente à Prefeitura, por volta das 13h30 seguiram ao almoxarifado central onde pretendiam criar um colapso em todos os serviços públicos e por fim, fecharam a Rodovia Régis Bittencourt no km 281, desde 14h30 resultando em quatro quilômetros de congestionamento. Motoristas que retornam para casa precisam de cautela e bastante paciência.

Informações passadas ao Jornal indicam que guardas municipais e funcionários do almoxarifado, patrimonial e saúde também aderiram à greve. Munidos de faixas e cartazes, alguns dos educadores usaram como forma de protesto nariz de palhaço, falaram diversas palavras de ordem em um trio elétrico que esteve até o início da tarde em frente à Prefeitura. Eles afirmam serem contrários à alteração na data de pagamento dos seus salários e vencimentos, que ocorria no final de cada mês há uma década.

O prefeito Chico Brito recebeu uma comissão de 25 profissionais em seu gabinete. A reunião foi a portas fechadas e contou com a presença de vereadores municipais, inclusive do presidente da Câmara, Doda. Os funcionários de educação, guardas municipais, fiscalização, saúde, serviços urbanos, trânsito e transportes apresentaram reivindicações, entre elas: o pagamento imediato dos salários e vencimentos, reajuste salarial garantido por lei e abono de faltas de sexta e segunda, dias usados para manifestações – relembre aqui e aqui.

Foi acertado entre o prefeito e os profissionais das diversas áreas que semanalmente uma reunião será realizada com a comissão a fim de garantir prestação de contas. A primeira está marcada para o dia 23. Já com os profissionais da educação para o dia 9, ambas às 9h da manhã. Chico Brito também garantiu que os salários e os vencimentos serão pagos na sexta-feira (5º dia útil do mês) e que os dois dias de protesto não serão descontados da folha de pagamento.

Agora, em relação ao dinheiro repassado pelo Fundeb para o pagamento dos salários dos professores, ele justificou que não o utilizou porque acredita que o mais correto seria pagar todos os profissionais das escolas, não somente os professores.

Não satisfeitos com o desfecho da reunião, os funcionários em assembléia decidiram iniciar a greve até receberem e mais uma vez se reunirem em frente à Prefeitura, às 8h desta terça-feira, dia 3. De acordo com a secretária de Comunicação, Cristina Santos, até a manhã de hoje, doze escolas tinham aderido à greve, as outras só contavam com a falta de alguns professores.


Sep 12 2013

Crise nas finanças força Chico Brito a reduzir salários

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 2

Após gastos inflacionados com festinha de inauguração da rodoviária e o maior calote da história do funcionalismo público de Embu, além da má gestão do caixa, Chico Brito é forçado a reduzir o próprio salario para tentar reequilibrar a lambança que fez.
Veja matéria do Jornal da NET

http://www.jornalnanet.com.br/noticias/7406/chico-brito-reduz-proprio-salario-do-vice-secretarios-e-comissionados-em-embu

Chico Brito reduz próprio salário, do vice, secretários e comissionados em Embu
Atualizado em: 11/09/2013 | Karen Santiago

Chico anunciou reduções salariais durante reunião com cerca de 600 comissionados
Diante da crise financeira enfrentada na cidade de Embu das Artes, o prefeito Chico Brito reduziu em 20% o seu próprio salário. Os vencimentos do vice-prefeito e dos secretários também tiveram redução de R$ 500. Serão descontados ainda, 15% dos salários dos comissionados que ganham acima de R$ 1.100. Os vereadores da cidade devem aprovar a fixação dos novos subsídios salariais na sessão desta quarta, uma vez que a solicitação foi encaminha pelo prefeito na última terça. Com essa medida, Chico Brito será o prefeito com o menor salário da região, entre as cidades do mesmo porte (Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Cotia).

Além da redução salarial dos cargos indicados, outras medidas estão sendo tomadas, como a redução de gastos com a frota antiga, recolhendo carros em mau estado, evitando manutenção e a economia de 30% com água, luz e telefone, controlando, até mesmo, ligações para celular.

Em 9/9, no Centro de Convenções O Caipirão, o prefeito Chico Brito reuniu-se com cerca de 600 funcionários comissionados e anunciou que vai propor redução do próprio salário, do vice e de secretários municipais. Compartilhou a situação atual e apresentou algumas medidas e propostas elaboradas em conjunto com vereadores e partidos aliados.

O prefeito foi direto e transparente no esclarecimento aos servidores. Informou que vai solicitar à Câmara fixação de novos subsídios. Acrescentou que haviam duas medidas a serem avaliadas com relação a comissionados: demissão de 200 ou redução de 15% dos salários, de comissionados que ganham acima de R$ 1.100. Chico Brito colocou as duas opções em votação e os funcionários aprovaram a redução salarial.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, diante da queda da arrecadação municipal, que passou de R$ 44 milhões, em janeiro, para R$ 27 milhões, em agosto, e considerando que o gasto com a folha de pagamentos não deve superar 50% dessa arrecadação, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito Chico Brito vem tomando uma série de medidas para conter despesas, garantir serviços de qualidade para toda a população, concluir e entregar grandes obras que já estão em andamento.

Além do vice-prefeito Natinha e de secretários municipais, participaram do encontro o presidente da Cãmara, Doda Pinheiro, os vereadores Rosana, Jabá, Gilson Oliveira, João Leite, Clidão e Pedro Valdir.


Sep 02 2013

Sem salário, servidores de Embu bloqueiam Rodovia Régis Bittencourt no KM 282

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 5

Noticia publicada por Taboao em Foco

Um grupo de servidores da Prefeitura de Embu das Artes bloqueiam neste momento a Rodovia Régis Bittencourt, no KM 282, sentido São Paulo, em protesto a medida do prefeito Chico Brito, que atrasou o pagamento referente ao mês de Agosto que seria depositado nesta sexta (dia 30). De acordo com a concessionária responsável pela via, a manifestação já causa mais de 5 km de trânsito.
Manifestante na BR 116 contra atraso no salário em Embu
Mulher questiona atitude do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito (PT), que atrasou o salário dos servidores. (Foto: Reprodução / Facebook Rodrigo Fernandes)

http://taboaoemfoco.com.br/sociedade/sem-salario-servidores-de-embu-bloqueiam-rodovia-regis-bittencourt-no-km-280


Aug 14 2013

Chico Brito tem as contas rejeitadas novamente

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

Chico Brito tem as contas rejeitadas novamente. Reportagem do jornal Gazeta SP.

CONFIRA NA INTEGRA:http://www4.tce.sp.gov.br/6524-contas-embu-das-artes


Jul 02 2013

Prefeito cancela coletiva

Artigos, Blog, Eventos 0 0

O Prefeito desmarcou a coletiva de imprensa que estava marcada nesta segunda, após saber da manifestação que foi organizada através das redes sociais. Ele inclusive não trabalhou na prefeitura, e chamou diversos carros da GCM, talvez com medo da pressão popular que na última manifestação, superou todos os precedentes da história do município.

Como o objetivo da manifestação era desmascarar o Chico Brito ante a imprensa, mas a coletiva foi cancelada e a chuva não dava sinais de parar, até próximo das 15h, foi divulgada uma nota nas redes sociais, cancelando a manifestação e informando também que membros do movimento estariam no local para prestar esclarecimentos às pessoas que não receberam o aviso à tempo.

As lideranças que estavam em frente a prefeitura esclarecendo a população fizeram uma rápida reunião para marcar os próximos passos e definir quando haverá uma nova manifestação, que será marcada em breve.

Os manifestantes presentes comemoraram o dia como uma vitória, uma vez que outra demonstração de força da população fez o prefeito ceder, apesar de sua intransigência quanto as tarifas.

Repressão aos manifestantes

Novamente a prefeitura usou a truculência para combater as manifestações e efetuou multas de trânsito inexplicáveis a carros de manifestantes que passaram fazendo buzinaço em frente a prefeitura. A PM foi chamada pelos manifestantes para averiguar o caso, mas o orientação foi de recorrer às multas uma vez que nenhuma lei de trânsito foi ferida.

Na manifestação de sexta os instrumentos de percussão de integrantes do movimento quase foram confiscados ao final da passeata, com o argumento de que os músicos não estavam de posse das notas fiscais de compra dos mesmos. Felizmente a Polícia Militar interviu e permitiu aos músicos se retirarem em segurança.


Jul 01 2013

Manifestação segunda feira em Embu das Artes

Artigos, Blog, Eventos 0 0


O aumento abusivo da tarifa de transporte, promovido pelo Prefeito Chico Brito sofreu um pequeno desconto, mas a demanda da população, que desde o começo foi reverter qualquer aumento e voltar ao preço antigo, como todos prefeitos com bom senso do Brasil fizeram, não foi atendida. Como o prefeito prefere agradar à COOPERCAV ao invés de atender os munícipes, estamos convocando uma nova manifestação, #VemPraRuaVem !

Na segunda feira, 1/7/2013 às 16h será realizado um protesto pacífico, em frente a prefeitura, cobrando o poder público que atenda a demanda da população.

O Prefeito Chico Brito está tentando abafar as manifestações por meio de informações falsas, de que teria sido selado um acordo quanto ao valor da tarifa. Na realidade a comissão que se reuniu com o prefeito abandonou as negociações no momento em que foram divulgadas falsas notícias de acordo.

Representantes do MTST de Embu, que participaram das manifestações assumiram um diálogo à parte com o prefeito e pretensamente, em nome de toda a população de Embu, consideraram que era um bom acordo aceitar o pequeno desconto e interromper os protestos. Com isso mostra que é um movimento chapa-branca e traí aqueles que diz proteger e a todos os moradores da região.

A comunidade levou a última manifestação, diversas demandas não atendidas pelo poder público municipal, questões de saúde, educação e segurança, que foram desprezadas pelo governo municipal, talvez acreditando em suas próprias propagandas populistas, onde sempre está tudo bem.


Jun 26 2013

Prefeito desafia população e tenta abafar manifestação

Artigos, Blog 0 0

O Prefeito Chico Brito está tentando abafar as manifestações por meio de informações falsas, de que teria sido selado um acordo quanto ao valor da tarifa. Na realidade tudo que ele fez, foi prometer estudar uma diminuição no aumento, sem definir índices ou valores, quando na realidade a comissão exige a revogação integral de qualquer aumento.

Como sempre ele distorce a verdade e faz promessas vazias para tentar iludir a população e abafar as manifestações.

Desde o início da reunião tentou agredir verbalmente os integrantes da comissão e a menosprezar o tamanho da manifestação como se fossem apenas meia duzia de pessoas que saíram às ruas na última sexta-feira.

Como isso ele desafia a população a vir as ruas, acreditando que os moradores irão desanimar ante mais essa demonstração de intolerância. Pretende ainda usar um desconto mínimo como manobra eleitoreira, ao invés de fazer o seu devido papel, de funcionário público, que deveria acatar a vontade da população.

Ao final da reunião, uma das integrantes do movimento deixou bem claro a todos os presentes de que, ou a reivindicação era aceita e qualquer aumento revogado, ou a população voltaria as ruas.

Diante do prefeito disso tudo, a comissão que representa o Movimento VemPraRuaEmbuDasArtes decidiu desmarcar a reunião com o prefeito e preparar a agenda das próximas manifestações.


Jun 25 2013

Chico Brito recusa reverter o aumento

Blog, Eventos 0 0

Hoje ocorreu a reunião da comissão de representantes do #VEMPRARUAEMBUDASARTES com o prefeito Chico Brito e o mesmo
recusou a proposta de reverter o projeto de lei que ele mesmo propôs para o aumento de 22%.

Ao ser avisado que o Movimento iria para rua de novo, o Prefeito, propôs reduzir o preço da passagem, estabelecer um índice de reajuste menor e pediu uma nova reunião para quarta-feira, às 14 horas, mas não deu nenhuma garantia.

Estavam presentes:

Representantes da comissão: Wesley Michael, Maria Carolina Vanni, Victor Beltrão Rocha, Renato Gonda, Peterson Cabral, Wilian Lima, Edgar Izarelli de Oliveira, Francisco Mourão, Marcelo Ribeiro, Ronaldo Merces, Vanessa de Souza e Gabriel “Binho”

Representantes da Prefeitura: Prefeito Chico Brito, Vice-Prefeito Natinha, Sec. Geraldo Juncal, Sec. Paulo Giannini e Sec. Marcos Rosatti.
Representantes da Policia: PRF. Castanho, PRF De Paula, PM Cap. Marcelo, PM Ten. Grandchamp, PM Sol. Mendonça e GCM Comandante Dirceu.


Jun 24 2013

2a Ato VemPraRuaEmbuDasArtes

Blog, Eventos 0 0


Essa segunda as 15h uma comissão representando os manifestantes vai ser recebida pelo prefeito para tratar da revogação da lei municipal que gerou o aumento no transporte.

O 2a Ato #VemPraRuaEmbuDasArtes está marcado para as 14h30 em frente a prefeitura de Embu das Artes para pressionar o governo a acatar essa demanda, antes de entrar nas outras reivindicações populares.

Os organizadores estão convidando os moradores a levarem faixas e cartazes com suas reivindicações e que se manifestem de forma pacífica.

Segue link da página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/374375119331072/


Jun 22 2013

Manifestação de Embu reúne 2 mil pessoas

Blog, Eventos 0 0

A Manifestação de Embu das Artes reuniu mais de 2 mil pessoas e foi a maior passeata de todos os tempos do município.

Após a concentração na frente da prefeitura, os manifestantes marcharam pelo bairro do cercado grande, pela avenida Elias Yasbeck e por fim subiram para a rodovia Régis Bitencourt, onde o trânsito foi fechado nos dois sentidos por mais de 2 horas.

O Comandante da Polícia Militar Marcello, intermediou a negociação com os líderes do movimento com a prefeitura para a liberação da rodovia. Após muita negociação foi acordado com o Secretário de governo Paulo Gianini que o mesmo junto com o prefeito Chico Brito receberá na segunda 24/5 ás 15h uma comissão com 10 pessoas para tratar do atendimento das reivindicações.

Os manifestantes prometem ocupar a frente da prefeitura na segunda e cobrar de perto o cumprimento da promessas de reunião e solução dos problemas e demandas do movimento.

Todo o evento foi pacífico, sem registro de vandalismo ou confusões e contava com a presença de muitos jovens, mas também de famílias inteiras com crianças e idosos.

O evento teve destaque em diversos veículos de comunicação, entre eles a rádio CBN e a TV Band News.


Jun 21 2013

Aumento da tarifa de Embu é terceiro maior do Brasil.

Artigos, Blog 0 0

Aumento da tarifa do transporte municipal de Embu é terceiro maior do Brasil.

O aumento de 22% na tarifa do transporte municipal coloca a cidade como o terceiro maior aumento do país se comparado com todas as capitais brasileiras, segundo estudo exibido pelo portal G1.

Segue link da reportagem do portal G1.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/06/veja-capitais-que-tiveram-aumento-nas-tarifas-de-onibus-em-2013.html


Jun 21 2013

Manifestação em Embu – sexta 21/6 as 16h

Blog, Eventos 1 0

Uma manifestação está marcada em Embu das Artes nessa sexta 21/6 as 16h em frente a prefeitura.

Os moradores de Embu das Artes tem muitas queixas em todas as áreas, como: saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outros, mas o estopim foi causado pelo Transporte.

O aumento de 22% na tarifa do transporte municipal coloca a cidade como o terceiro maior aumento do país se comparado com todas as capitais brasileiras, segundo estudo exibido pelo portal G1.

Diversas lideranças locais se organizaram para garantir um protesto pacífico e apartidário, para demonstrar sua insatisfação com o poder público e pleitear melhor atendimento das necessidades da população.

Os organizadores estão convidando os moradores a levarem faixas e cartazes com suas reivindicações e que se manifestem de forma pacífica.

Segue link da página do evento no Facebook, onde já confirmaram presença mais de 6 mil pessoas.
https://www.facebook.com/events/584184821603047/


Feb 21 2013

Radio Bandeirantes – Aniversário de Embu das Artes

Artigos, Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 0 1


Hoje, 20/2/2013, o destaque do quadro Boca no Trombone foi o aniversário de Embu das Artes,devido a denuncia do Bira assis do Embu reclamando que a cerimônia de aniversário na cidade “nenhum dos políticos se referiu aos artistas e ficaram apenas se vangloriando”.

Mas os comentários marcantes foram quanto aos políticos de Embu, que nas palavras do apresentador: “os medíocres (políticos) nem sabem da história de Embu das Artes … o povo do Embu precisa escolher melhor prefeito, vereador … Será que o prefeito de Embu sabe quem foi Cassio Mboy, Sakai, Solano Trindade, Assis do Embu, essa gente é que fez o nome, porque que hoje o Embu é Embu das artes, por causa de seus artistas, não por conta de seus maus políticos, dos seus medíocres políticos. Que estão ai só para se beneficiar partidária ou pessoalmente, dos cargos que ocupam”.

Ouça abaixo a gravação deste trecho:

O Pulo do Gato da Radio Bandeirantes é apresentado pelo jornalista José Paulo de Andrade e é um dos programas mais tradicionais do radiojornalismo brasileiro. Líder absoluto de audiência, leva ao ar as manchetes das principais notícias do dia. Entre os quadros característicos está o Boca no Trombone, com reclamações de ouvintes e as respostas de representantes de órgãos públicos e de empresas.


Feb 20 2013

Chico Brito confisca jornais com denuncias!

Artigos, Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 1

Recebemos a informação de que o Jornal Retrato de fevereiro de 2013 foi confiscado pela prefeitura devido a publicação de uma carta do Prof. Antonio Luiz Cagnin contendo denúncias de irregularidades cometidas pela administração municipal.

Prof. Cagnin antigo morador  e eterno defensor de nossa cidade, havia relacionado diversos aspectos que no mínimo merecem explicações, para não citar as diversas transgressões a leis municipais, estaduais e federais.

De forma legítima como cidadão embuense e bom conhecedor das leis, por diversas vezes cobrou explicações formalmente com a prefeitura, e como a resposta sempre foi o silencio opressor e respostas irônicas em tom de zombaria, solicitou espaço na imprensa local, para ver se assim recebia uma resposta séria.

E não é que recebeu! Mas no mesmo tom que tem sido aplicado a política local, o da pesada mão de ferro da ditadura, que quer calar e esmagar qualquer voz dissonante do fanático e ilusório canto de louvor petista.
É de vital importância que este fato seja divulgado, para mostrar a população qual o tipo de democracia que o sr. prefeito de Embu das Artes aplica longe dos palanques de comício.

Veja neste link a carta censurada e todas as denuncias que o prefeito quer esconder!


Feb 20 2013

Verdades inconvenientes ao prefeito Chico Brito parte 2

Artigos, Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

Segue abaixo carta enviada pelo Prof. Antonio Luiz Cagnin ao prefeito Chico Brito em 17/1/2013

Embu, 17 de janeiro de 2013

Prezado Senhor,                                                                                                                 Francisco Nascimento de Brito, Prefeito do Embu

O  Tribunal Superior Eleitoral divulgou o segredo que você  mantinha ciosamente você a sete chaves. Mas, lá está em letras garrafais, no saite do Tribunal e na Gazeta SP de 6dez12, na  página 3 inteira::

“Chico Brito recebeu mais de R$ 1 milhão em doações”

Segue a relação dos doadores e das doações e o montante do que recebeu, minucioso  até nos centavos: R$  1.462,525,26.

Faltou, porém, o mais importante, que só você pode e deve, por obrigação, explicar e publicar, para justificar a transparência de que se  orgulha e honrar o cargo que ocupa de representante do Povo: Esclarecer 1) quanto gastou dessa quantia miliardária na sua campanha eleitoral; 2) se houve algum saldo; 3) quanto será revertido para o cofre da prefeitura e aplicado para o bem da Cidade e dos cidadãos do Embu; 5) quanto foi ou será utilizado em gastos pessoais.

Seria também um reconhecimento pelos 80.541 votos também doados pelo Povo que o consagraram novamente como prefeito, ou, melhor dizendo. como representante do Governo que é o Povo. Certamente todos se dariam por satisfeitos com a transparência do seu representante, que deixa tudo às claras, sem esconder nada atrás dum mutismo suspeitoso.

Acreditamos que, de fato, o total doado seja este anunciado pelo Tribunal. Não damos  ouvidos nem crédito ao bochicho que corre por aí na Cidade, à boca pequena, com medo de represália, de que você recebeu muita mais, mas muito mais mesmo, perto dos $8.000.000 milhões ou mais. Estamos certos, também, de que os empresários e os demais doadores não agiram com outros interesses senão o de tornar o Embu mais belo, os cidadãos com maior qualidade de vida, a Cidade, Terra das Artes, do Turismo, dos Mananciais, sempre mais acolhedora e aprazível como o Embu de Antes.

Esperamos, confiantes, que as doações recebidas jamais hão de desaguar uma “cachoeira” num “porto seguro” dum outro “mensalão”.

Antonio Luiz Cagnin

RG 1.747.617-3

Cidadão do Embu.


Feb 20 2013

Verdades inconvenientes ao prefeito Chico Brito

Artigos, Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 1

Segue abaixo carta enviada pelo Prof. Antonio Luiz Cagnin ao prefeito Chico Brito em 14/12/2012

Prezado Chico Brito,

Peço-lhe escusas por não ter respondido à sua resposta no mesmo dia, como você à minha carta de 14set12, em que eu solicitava informação sobre “quanto gastou nas mensagens telefônicas gravadas e quem pagou essa conta”.

Ter-me atendido com tal presteza e solicitude é fato inédito, memorável. Jamais você respondeu aos meus 49 ofícios, protocolados, nos 4 anos de sua gestão, mesmo sendo prefeito, um Representante do Povo, que tem a obrigação para com os cidadãos do Embu não só de responder, mas “de empregar todos s os meios a fim de que a informação se realize” (CF art. 5º, XXXIII, e  Lei Orgânica art. 83-86). Agradeço-lhe, todavia, que o tenha feito.

Sou grato, também, pelos “parabéns à minha  postura cidadã em acompanhar a campanha em nossa cidade”. Minha postura cidadã, Brito, vem de muito, na tentativa inglória de resgatar  a cidadania, como fazem tantos cidadãos brasileiros, que, há tempos, a veem  surripiada por outros que se dizem democratas e escamoteiam o significado e a prática da DEMOCRACIA, que inspirou e fundamentou, logo no primeiro artigo da Constituição, nosso Governo Representativo da República Federativa do Brasil,:

Art. 1º, § único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por                                                          meio   de representantes eleitos ou diretamente.

Sou-lhe grato, ainda, por ter-me aconselhado a  “saber dos gastos e fontes de financiamento das outras duas candidaturas, pois não foi o único a fazer campanha”, embora não fosse preciso. Já sabia de antemão que as contas dos outros não chegavam nem aos pés da  sua, tão miliardária que o povo, escandalizado com tamanho dispêndio, passou a pensar (e pensar não há censura que impeça), repetindo, à boca pequena, com medo de represália,  “ele está gastando é o nosso o dinheiro”.

Se isto é desabonador à sua honestidade e à  transparência tão decantada dessa administração, mais uma razão de ter dirimido qualquer suspeita, esclarecendo o  Povo ANTES de gastar e de realizar suas inúmeras obras. Além do bom exemplo, estaria cumprindo a obrigação, inerente ao cargo de representante do Povo, de prestar-lhe contas de todos os seus atos, de suas obras e de tudo o que recebe e gasta, sempre, em  todos os casos. Os cidadãos, por lei, os verdadeiros donos do Poder de Governar, não precisariam pedir nem reivindicar seus direitos..

Quanto a me responder que “o controle (dos gastos pessoais com a campanha) pode ser feito pelo site do TRE, nas prestações parciais já realizadas” é safar-se de toda a responsabilidade do cargo que recebeu, é negar-nos o direito de Governo, de fiscalizar seus atos de prefeito e os da Administração.

É obvio que o juiz não nos vai informar, não lhe cabe tal função. O que você disse foi esconder a verdade, embiocado atrás desse argumento ingênuo, aquém da astúcia que lhe é peculiar. Ademais, são poucos os moradores que sabem ou podem consultar o saite do TRE.

Informar e prestar contas aos cidadãos de tudo o que realizar e mesmo do que pretende realizar é obrigação que assumiu de representante do Governo, que é o Povo  (Constituição Federal, art. 5º, XXXIII e Lei 12.755/11, Lei 10.650/03, Lei Orgânica, art .83-86), portanto, não pode agir a seu bel  prazer. É  “elementar, meu caro Brito”, até Sherlock sabe disso.  É lógico. É de Lei, Tem de atender, sempre e em  tudo, aos anseios e necessidades dos moradores do Embu. Por que, então, não cumpre o que lhe é imposto pelo cargo assumiu? É para seguir impune? Não somos  tolos. A obrigação é sua, o direito é nosso.

Ademais, o senhor não é Governo, não é mais que um representante do Governo, ou, para empregar termo que todos entendem, até o mais simples dos cidadãos, você  é nosso empregado. Acaso admite uma empregada que faz tudo o que lhe dá na telha, sem dar a menor satisfação à patroa. Daí é que é  inadmissível, que você, funcionário agraciado com gordo e suculento salário, tenha a desfaçatez, ganancioso como é, de engordá-lo ainda mais, pouquinho antes da eleição. Tudo furtivamente, de socapa, para, no 1º mês  do novo mandato, já embolsar os $15.000 aprovados por pelos submissos vereadores, verdadeiros paus-mandados, confirmando o que diz com desvirtuado orgulho, “tenho todos nas minhas mãos”. Até os secretários já saboreiam os $12.000 da sua prodigalidade. Os demais funcionários que se contentem com os 5%. que talvez ache demais

DO ENIGMA a REVELAR

Como você foi esmagadoramente reeleito, seria bom mostrasse também ao Povo do Embu o que pretende realizar nos 4 anos do novo mandato, ou, pelo menos, quais as prioridades para 2013.

Na entrevista coletiva de  9out12, dois dias apenas depois da eleição, garantiu que tem projetos, mas não apresentou sequer uma simples proposta. Era natural que justificasse os 82.541 votos recebidos, ao menos com aquelas surradas promessas que qualquer político faz  em época de eleições, que revelasse, finalmente, o enigma do seu ambíguo eslôgam: “Vou fazer mais”

O fato, Brito, é que NÃO APRESENTOU NEM UM PLANO, um programinha sequer, nem pra este ano.  Será que pretende repetir o mandato passado? quando o povo, que você representa, ficou à margem da sua gestão, sem saber o que você tinha na cabeça? Nos 4 anos, todos os projetos realizados foram amplamente divulgados como obras exclusivamente suas, engendradas e realizadas por você, excluída, de plano, a participação dos cidadãos do Embu.

DO PASSADO A REVISAR

Diante do nada, sem planejamento, o que podemos fazer é passar em revista seu desempenho no mandato passado, as inúmeras obras e ações, sobejamente enaltecidas e engrandecidas por você mesmo em discursos inflamados em texto e voz.

Então, vem cá, Brito, vamos conversar. Agora, não do seu ponto de vista, mas daqueles que foram excluídos do seu monólogo entusiasta e pelo crivo destes três critérios que podem definir sua gestão como democrática, popular ou populista.

-   democrático é o prefeito que leva em conta e está consciente de que o Povo é que tem o  Poder de Governar, que ele, prefeito, não é mais que um Representante do Poder do Povo, só  pode agir depois de consultar a população de ter o seu aval e de prestar-lhe contas sempre e em todos os casos. É o que diz a palavra DEMOCRACIA, demo- quer dizer Povo e-cracia é  Poder, ou Governo do Povo.

-   popular é o prefeito que angaria a simpatia do Povo por um carisma pessoal, ou pela jovialidade, solicitude, sem outro interesse senão o bem dos seus cidadãos e da cidade…

-   “populista” é o mau político que disfarça e esconde os verdadeiros objetivos do que faz atrás de aparências, de promessas, de belas palavras, de propaganda auto-bajulatórias,  de todos os subterfúgios enfim, até do silêncio, com que consegue a apoio de cidadãos. Talvez passe incólume e impune, mas é sábio  o refrão da velha Itália: “Chi si loda s’imbroda”.

DO REPRESENTANTE DO POVO

Executar muitas obras em benefício da  população e do Município  não é uma “ousadia”, como você tem classificado seu desempenho, é obrigação de prefeito em razão intrínseca  e decorrente do cargo assumido de representante do Poder do Povo. O reconhecimento e os elogios são uma consequência natural de uma gestão democrática e eficiente. Ser popular depende do trabalho e das obras bem feitas, do modo eficiente e simpático de agir e, sobretudo, sem outros interesses que o de atender ao bem do Município, aos anseios e necessidades dos moradores.  Se assim não for, suas atividades não são fruto de uma gestão democrática, nem mesmo popular, são  características de um prefeito populista, popularesco.

DOS  MÍDIA

De fato, desde 2009, quando eleito, além de ter criado o próprio Jornal da Cidade e aberto o saite da prefeitura, você tem divulgado, com matéria paga, nas quatro e até  em todas páginas de todas as edições de quase todos os  jornais da Região, todas as obras, em número realmente impressionante, onde você se sobressai, em texto e imagem, com pose de galâ de Holiúde, largo sorriso golgate, derramando-se em elogios, pavoneando façanhas e feitos num monólogo solitário que exclui do diálogo e das ações os cidadãos do Embu.

O único projeto que passou pelo crivo da população foi, em 2009, início do seu mandato, o Parque da Várzea do Embu Mirim a fim de receber o aval de aprovação dos cidadãos àquela que seria uma obra magnífica. Depois, esqueceu-se do Parque e do Povo, até que o Parque foi embargado pela CETESB, por irregularidades e por transgressões de leis. Assim, fracassa a tentativa de lhe dar o título de prefeito democrático. O que o define bem é mesmo o de prefeito populista.

DOS CONSELHOS MUNICIPAIS

Embora ausente, é notória sua mão de ferro coerciva por trás dos conselhos municipais.  Conselho é o lugar e o momento onde e quando o  Povo exerce seu Poder de Governar, participando da  Administração, apresentando projetos ou aprovando os da prefeitura e de terceiros, sobretudo, fiscalizando-lhe os  atos. É obrigatório, por lei, ouvir as Entidades representativas da Sociedade Civil do Embu que juntamente com os representantes do Poder Público formam o Conselho, debater com eles os problemas do Município, endossar as decisões ali tomadas em caráter deliberativo. O contrário é simulação e maquiagem de Conselho.

O Conselho é soberano, cabem-lhe os debates e as decisões. O presidente de Conselho, por sua vez, mesmo sendo da Administração, não é  nem pode ser mais um representante somado aos representantes do poder público, quebrando a paridade entre os conselheiros. Cabe-lhe apenas o “voto de minerva”, quando houver empate na votação dos conselheiros da Sociedade Civil  e do  Poder Público. Portanto o presidente deve cingir-se ao seu papel de coordenador e mediador dos debates, jamais usurpar o poder, por-se a ditar normas, a forçar que determinações sejam aceitas e cumpridas, impedir, ditatorialmente, as posições divergentes, usar de subterfúgios, como o de realizar as reuniões em dias da semana e em horário de trabalho  para dificultar a presença dos representantes das Entidades da Sociedade Civil, garantindo, ao invés, a presença maciça dos representantes do Poder Público  Por serem funcionários da prefeitura, aprovam, sem tugir nem mugir, tudo o que interessa à Administração e não ao Município. Esta situação existe no Conselho do Meio Ambiente. Você prometeu mudá-la sem jamais ter cumprido a promessa.

O Secretário do Meio Ambiente e presidente do COMAM, p.ex., irritado com as posições legitimamente ambientais de uma Entidade, chegou ao cúmulo de, excluí-la do Conselho por meio de uma lei que cancelou as 2 vagas concedidas, por lei, aos ambientalista e as deu, de mão beijada, a 2 entidades empresariais. Cortou, ainda, a Verba de $500.000 a $600,000 mil por ano, consignada religiosamente pelo orçamento, deixando o Fundo  sem fundos para realização de projetos ambientais. E mais, para justificar a necessidade dessa lei execrável, adulterou 4 outras, o que é inadmissível pela Constituição, portanto, é uma lei inconstitucional (CF,.art.5º, LVI). E você, Brito, mandou aprovar essa lei, endossando todas as mentiras e  ilegalidades, até a redação capenga, que agride nosso vernáculo e depõe contra os doutos doutores da Controladoria e do Jurídico, autores da revisão. Como, então, dizer que você é um prefeito democrata?

DA  PRESTAÇÃO DE CONTAS

De várias formas você diz que há transparência na sua Administração. Mostra regularmente, em “audiências públicas do orçamento”, as Receitas e Despesas; expõe no Painel da Transparência da Prefeitura o que recebe e o que gasta; e, ainda, publica periodicamente nos jornais um “Resumo do orçamento”. Nestes casos, o ativo e o passivo estão sempre corretíssimos, não há o que discutir, batem sempre. Você, então, pode dizer e diz que está cumprindo as leis ao pé da letra,  que é transparente, que se orgulha da sua  gestão democrática…

No entanto, de um representante democrático do Poder do Povo, exige-se mais. É imprescindível, obrigatório prestar contas DONDE veio o dinheiro, QUANTO foi recebido, EM QUE, COMO e ONDE  foi empregado, PORQUE  foi  gasto, quanto  SOBROU, um centavo que seja. Esta clareza você nunca teve. Portanto, Brito, também aqui você não tem nada de prefeito democrático.

DAS  VERBAS

Pouco ou nada sabemos das verbas, quais e quanto a prefeitura recebe dos Governos Federal e Estadual por ser Embu uma Estância Turística  e, agora, das Artes, muito menos sabemos das verbas de outras fontes.  Algumas você tem publicado em jornais, mas para autoelogiar sua capacidade de conseguir fácil o dinheiro para as obras, aumentandoo cartaz, garantindo-lhe votos com dinheiro do povo. No entanto nenhuma palavra sobre que fim  levou o  dinheiro que recebeu. Seria bom explicar, p.ex., o que foi feito com as verbas abaixo:

-   com os 120.000.000 milhões do Governo Federal que a Marta Suplicy trouxe para o prefeito da administração anterior. Sem dúvida, foi passada para você;

-   com  os  34.587.317,18 milhões para 20 obras, dos quais $8.000.000 milhões para o Parque da Várzea do Embu-Mirim, esclarecendo eo o que aconteceu com os 26 milhões restantes.

-  com os $ 30 000.000 conseguidos por intermédio do deputada federal Devanir Ribeiro

Se você nunca explicou, tintim por tintim, nem o que fez, nem o que faz com o dinheiro público, sua gestão é bem outra coisa que democrática.

DAS LICITAÇÕES  e  CONVÊNIOS

Sua Administração poderia (ou deveria)  “empregar todos os meios” (Lei Orgânica art. 83-86) a fim de possibilitar aos cidadãos interessados  estar presentes, participando, ao vivo, das licitações e dos  convênios, fiscalizando a lisura dos processos. Além da obrigação legal de publicar e de expô-las nos quadros e no  saite da prefeitura, mostraria, de fato, a transparência de que tanto se orgulha.

O contrato superfaturado para a coleta de lixo, p. ex., só depois de muito tempo foi descoberto e questionado. O convênio com a empresa que cuidava da Maternidade do Centro foi cancelado por você mesmo. A angustiante falta de médicos e de medicamentos veio á tona e ao conhecimento de alguns por acaso. No entanto, você fez boca de siri, não disse uma palavra sobre o  fato. Prometeu também (está publicado nos jornais da Região) que passaria a entregar os medicamentos nas residências. No entanto, quantos velhinhos ficam privados deles sem outra desculpa  de que  “não constam da lista da prefeitura”, ou “não chegaram dos laboratórios”. Outros, que sabem da Lei dos Idosos, só conseguiram ser atendidos por força de mandato judicial. Essa atitude reprovável também mostra que você  não é um democrata

DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Regularmente são realizadas “audiências públicas do orçamento” no final das sessões da Câmara. Pelo avançado da hora, já esvaziada a sessão, nem os dados técnicos ,apresentados por gráficos e cores, conseguem despertar o interesse dos minguados ouvintes. Por isso, as ditas “audiências públicas” sem o diálogo franco e democrático entre os cidadãos e a administração, não passam  de uma “mostração pública”.

Audiência Pública, ao invés, é o momento e o espaço onde e quando o cidadão exerce seu Poder de Governar e de Fiscalizar os atos dos seus representantes (o prefeito, a administração e os vereadores). Então, por lei, o diálogo é obrigatório, para que não haja sequer sombra de manipulação dos dados e do povo.

A  verdadeira Audiência Pública, segundo a lei, deve ser feita observando-se, em síntese, os seguintes itens:                                                                                                                                                 1)   estabelecer a data de realização da Audiência Pública; 2)   divulgar  a data com a antecedência de 30 dias;                                                                                                     3)   publicar e por à disposição dos interessados, em lugar acessível, o tema a ser apresentado e discutido;                                                                                                                                                                           4)   durante a audiência, abrir um diálogo sobre o assunto proposto, ou mesmo um debate franco e democrático entre os presentes, pessoas do Povo, e a Administração;                                                                                                                  5)   elaborar, no final da Audiência, e divulgar o Relatório do que foi decidido.   O não cumprimento destes requisitos torna a Audiência nula.

Falta-lhe, então, Brito, mudar suas “mostrações do orçamento” em verdadeiras Audiências Públicas, para prestar  contas ao Povo, centavo por centavo, do que recebeu e gastou. Como está, não lhe cabe, de modo algum, o título de prefeito democrata.

DAS  AUDIÊNCIAS  PÚBLICAS  QUADRIMESTRAIS

A estas Audiências Públicas Quadrimestrais você também não dá mínima, não cumpre a Lei Orgânica que é taxativa:

Art. 153 – O Poder Executivo Municipal fica obrigado a realizar, quadrimestralmente, Audiência Pública Coletiva, no ano Legislativo, na Câmara Municipal, a fim de apresentar um Balanço Social da Cidade do exercício anterior, com detalhamento e prestação de contas das atividades de todas as Secretarias Municipais, inclusive do Gabinete do Prefeito.

Esta obrigação nunca foi cumprida nos 12 anos dessa Administração, nem por você, nem pelo prefeito anterior, apesar dos inúmeros apelos em ofícios protocolados de Entidades representativas da Sociedade Civel.

Se você, Brito, não cumpre as leis e não presta contas dos atos, seus e de toda administração, você está impedindo o Povo de Poder Governar, de participar e de fiscalizar. Você não é, com toda a certeza  um prefeito antidemocrata.

DAS  OBRAS

Nos 12 anos dessa Administração e da anterior, foram aprovados, SEM o parecer deliberativo do Conselho do Meio Ambiente, SEM os Estudos e o Relatório dos Impactos Ambientais (os Eia Rima), SEM, ao menos, um parecer sobre os impactos ambientais, TODOS os projetos de obras e atividades da prefeitura ou a ela apresentados. Nem quando a grandeza dos impactos ambientais exige, foram feitas Audiências Públicas, obrigatórias nesses casos. Por que aprovam? por que  descumpre a lei? Esses Licenciamentos e  Alvarás concedidos ao arrepio das Leis são, realmente, muito suspeitosos? Abaixo, duas das Leis que continuam impunemente transgredidas:

Lei 1.697/97, art. 9º – Compete ao Conselho Municipal de Meio      Ambiente – COMAM, em    caráter deliberativo: I – manifestar-se sobre a    exigência de prévia elaboração de EIA/RIMA   (Estudos de             Impactos       Ambientais e Relatório de             Impacto Ambiental)  para licenciamento de projetos, segundo a Resolução CONAMA  no 01/86, de obras ou de                      atividades efetiva ou potencialmente degradadoras ou modificadoras do meio ambiente, de     iniciativa pública ou privada, de acordo com a legislação e regulamentação vigentes.

Lei Orgânica, art. 174, IV  – Exigir na forma da lei elaboração de   udos e análise técnica e             avaliação prévia de impacto ambiental como condição necessária para a aprovação de             projetos de instalação de obra ou atividade econômica que envolvam alterações do             ecossistema, do      solo e sub0solo, aproveitamento dos recursos naturais ou de quaisquer             atividades que possam promover alterações ambientais, garantindo-se audiência pública.

O já mencionado secretário do Meio Ambiente, que lhe devota fidelidade canina e cumpre o que você manda até com truculência, chegou a  afirmar que “não há lei que o obrigue a apresentar ao Comam as obras que interferem no Meio Ambiente”. Com esse argumento absurdo chegou a botar fora do gabinete, escoltado por 2 guardas, o cidadão que foi  receber a relação de obras, que ele próprio, secretário, prometera, para apresentá-la ao Conselho.  Se estes subalternos agem assim, é porque você está por trás dos seus atos, como fez  no caso da Lei do Comam. Transgredir leis, ir contra os cidadãos é ser mesmo um prefeito antidemocrático

DA RODOVIÁRIA                                                                                                                                      De início, a  Rodoviária já apresentou transgressões das Leis ambientais: Está sem os Estudos e o Relatório dos Impactos Ambientais (os Eia-Rima), não tem, portanto, o licenciamento que, por lógica e  por lei vem, DEPOIS dos Eia-Rima. De fato, as  obras começaram em março de 2009 e  em julho desse mesmo ano, já estava pronto o imenso aterro de 10.000 m2, mas a  licença provisória só foi concedida em janeiro de 2010. Acrescentem-se às essas  irregularidades os crimes ambientais de construir sobre a várzea do Embu-Mirim (onde é terminantemente proibido construir) e  toda sorte de impactos, da poluição, do ar, das águas do rio, dos excessivos ruídos de carros, ônibus e caminhões, dos congestionamentos colossais, do trânsito intransitável.

Considere, ainda, que a rodoviária não vai trazer nenhuma melhoria ao transporte dos  moradores do Embu e das cidades vizinhas, pois, se os pontos intermediários não vão ser eliminados, ninguém vai  até à rodoviária pra tomar ou descer do ônibus, pega ali mesmo, no mais perto da sua casa.  Você ainda informou que  a rodoviária vai ser interestadual. Se tivesse discutido  esse projeto com o povo em Audiência Pública, veria que ele é inteiramente questionável, até nesta proposta deservir a  todos os Estado. Talvez sirva apenas pras cidades e Estados do Sul. É líquido e certo que, pela pequena demanda, nenhuma empresa vai colocar uma frota de ônibus para, diariamente e em frequentes horário, atender aos passageiros do Embu e mesmo das cidades vizinhas. Então, os que quiserem ir de ônibus a outros Estados ou cidades, a Jundiaí, a Campinas, p. ex., terão, forçosamente, de se dirigir ao Terminal  do Tietê, da Barra Funda ou do Brás. Ademais, imagine-se, o colossal congestionamento, quando passarem pela rodoviária, na ida e  na volta, os mais de 40 ônibus do Sul,  todos os dias, o dia todo, todas as horas. Explique então, Brito, qual o objetivo ou razão de construir um monstrengo desse, que peca até pela falta de estética, por isso já apelidado de “Granja do Chico”. Ademais ninguém sbe quanto gastou, quais as empresas contratadas pra o aterro e para a construção, qual o saldo da verba recebida. Se  o projeto rodoviária não foi apresentado ao Conselho do Meio Ambiente, nem ao  Povo conclui-se, mais uma vez, que você não é mesmo um prefeito democrata.

DA UNIVERSIDADE                                                                                                                             De antemão é bom advertir que ninguém é contra a universidade, mas não é possível aceitar, de modo algum,  que seja construída numa várzea, na do Embu Mirim.

Você anunciou, em quase todos os jornais da Região, até com imagens da universidade, que terminaria a construção em 2012 com a verba  de $8.000.000, antecipadamente concedida pelo Governo Federal. Se isto é constrangedor, o que veio depois é pior: Segundo informação da própria CETESB, Agência do Embu:

VOCÊ  NÃO APRESENTOU NENHUM PROJETO à CETESB                                                                  NÃO EXISTE PROJETO  DA UNIVERSIDADE.!

Então, você pregou solene mentira os embuenses, aos dirigentes das cidades vizinhas, aos deputados e senadores que apoiaram a iniciativa, até ao Governo Federal que lhe adiantou a verba de  8 milhões, que, afinal, não se sabe que fim levou.

Para completar a mentira, chegou a solicitar que a CETSB vinculasse ao Parque os Estudos de Impactos Ambientais (os Eia Rima) e o licenciamento do Rodoanel. Com esse subterfúgio, pensou, mataria 2 coelhos de uma só cajadada. Consultado, o Subcomitê da Bacia Cotia-Guarapiranga foi contra essa vinculação, pois rodoanel e parque são realidades de naturezas totalmente diversas, cada um tem de ter os seus Eia-Rima e o seu próprio Licenciamento.  Você, no entanto, safando-se desse trabalho, partiu para outro golpe, passou a construir, simulada e  ilegalmente, a Universidade, como se fossem as obras do Parque. No fina dahistória, foram embargadas as obras do Parque (ou da Universidade?) com pesada multa. Quem vai pagar o pato? A prefeitura certamente. Você não vai mexer no seu bolso. Mais uma vez o dinheiro do Povo é empregado irregularmente.

Depois dessa fraudulenta tramóia, só lhe cabe mesmo o título de prefeito antidemocrata, mas popularesco, mal ainda que mal sucedido.

DAS  LEIS

Numa das ditas “audiências públicas” de Revisão do Plano Diretor, você afirmou,  com orgulho (está gravado em vídeo):  “Na Câmara dos Vereadores, eu tenho o apoio dos 13 e até dos (vereadores) da oposição (cfr. jornal, Salve Embu,  n. 1, p. 12). Eis o retrato por inteiro da sua arrogância e prepotência. Não teve pejo de trair os cidadãos do Embu trocar a Representação do Povo por  uma virulenta usurpação do Poder

Agora, você se julga dono da Cidade e da Câmara, manda e os vereadores obedecem, mesmo sabendo que venderam o cargo, traindo também a  representação do  Povo. Submissos, carneiros, verdadeiros paus mandados, aprovam as leis que  você manda aprovar e por unanimidade, de um dia para o outro, sem atender ao parecer do Departamento Jurídico, sem  ao menos um leitura per summa capita na Comissão Mista Permanente da Câmara.  Aqui, algumas das mais vexantes leis que mandou aprovar:

-    Complementar  121/11.  Inconstitucional por ter criado 800 cargos em lugar dos comissionados demitidos.

-     Lei Complementar 123/ 2009,  também  inconstitucional. Criou um corredor empresarial em plena APA Embu-Verde, numa área de 10.000m2, sacrificando árvores num incêndio criminoso seguido de aterro, para construir fábricas e galpões.

-       Lei Complementar 72/2003 do Plano Diretor. Inconstitucional por você não ter feito Audiências Públicas de acordo com as leis, por não ter  possibilitado, em 39 reuniões, que o povo conhecesse a lei,  única forma de poder revisá-la. No final, você mesmo fez a revisão para criar  4 corredores empresariais na área de mata e mananciais. A mando seu, a lei foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, pressionados também pelos invasores do Parque Pirajuçara, manipulados por você com promessas de lhes construir moradias, que até hoje não cumpriu.

-     Lei 2.523/2011, que criou o COMAM. Para provar que essa lei era necessária, foram adulteradas 4 outras leis.  Basear-se em  argumentos falsos é inadmissível, conforme a Lei Maior (CF, art. 5º, XXXIII), portanto, essa lei também é inconstitucional.

-     Lei 2.585/2011 que estabeleceu o salário do prefeito ($15.000) e dos secretários  ($12.000), aprovada à socapa, sem o conhecimento da população

S]e você se põe acima das leis, dono absoluto do Poder, da Cidade, de todos os cidadãos, vê-se  que não passa de um prefeito antidemocrático.

DAS MULTAS

Você já tem um rosário de multas por irregularidades e contrafação de leis em diversos momentos e na execução das obras. Apresentamos algumas. Pelo jeito, deve haver mais, todavia, estas já são uma bela amostra do que você é e faz:

$ 577.000      por aterro irregular e por construir, ilegalmente, no Parque do Embu-Mirim.

$ 173.000      por irregularidades nas obras do mesmo Parque;

$  57.000       por continuar construindo sem se importar com as leis;

$  368.485     por aterrar a várzea do Embu-Mirim;

$ 72.000        por assorear a  mesma várzea;

$ 500.000      pelo auxílio dado as 1.500 famílias do MTST, dando-lhe madeira, plástico ou lonas                 para os barracos,  apoiando as passeatas com ônibus da prefeitura, garantindo-lhes              o fornecimento de  água,  luz e comida, sobretudo alimentando-lhes as esperanças                   com promessas de ali construir suas moradias;

$ 7.000.000  milhões  pelo colossal desmatamento e aterro no Santo Eduardo

Total, $ 8.686.485 milhões!                                                               Isto, Brito, é um assalto aos contribuintes desarmados!

Quem vai pagar o pato? A prefeitura? Do seu bolso, é certo, não vai sair um centavo. Em conclusão, Brito, você é um contumaz prefeito antidemocrático.

DA  ÉTICA na GESTÃO  DEMOCRÁTICA

O Prefeito é representante do Povo, portanto, está implícito nesse cargo que você tem de tratar a todos igualmente, com ética, justeza e sensatez, procurando o bem, a paz, a ordem,  a qualidade de vida, a tranquilidade, a segurança de TODOS os cidadãos do Embu, sejam eles pobres ou ricos, pretos ou brancos, amarelos ou vermelhos, héteros ou homos, pró e contra a sua gestão.

Você, ao contrário, açulou o ódio  de uns contra outros. Instigou seus adeptos, cooptados por promessas e favores contra os que não apoiam os seus desmandos, apelidando-os pejorativamente de “elite”. Mentindo, os difamou e os acusou de contrários ao progresso, que moram em mansões de condomínios de alto luxo;  aos outros juntou as 1.500 famílias do  MTST que invadiram o Parque Pirajuçara, com o único objetivo de apoiar tudo o que você faz, além de de aprovar a  lei do  seu Plano Diretor. Obcecado pelo poder, não distingue mais o bem do mal. faz do povo capacho, espezinhando tudo o que se opõe ao seu “poder” e o impede de ascender a um governo totalitário.

Criar rixas entre os moradores do Embu é irresponsabilidade, é crime, Brito, pode levar a mortes e até a uma onda de assassinatos. Você ultrapassou os limites, é, na verdade, um perigoso, maquiavélico prefeito antidemocrata.

AS DUAS FACES DO PODER

Talvez se lembre de que, ao assumir o cargo em 2009, uma de  suas primeiras obras foi a de PINTAR A FACHADA das escolas. ”Vão ficar mais bonitas, dizia. Nada obsta que, por fora, você tenha encoberto de cores o negro marasmo e ineficiência do Ensino e da Educação, mas, o urgente não é colorir por fora, é melhorar por dentro das escolas, modernizar, aprimorar a formação dos alunos com professores competentes, dedicados à missão e bem pagos. Só cuidar da fachada é  deixar as escolas, como  diz  o ditado, “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”,

O mais significativo foi que, com este episódio, você inaugurou a estratégia de prefeito de fachada: Mostra sempre as aparências de tudo o que faz, jamais os objetivos que se agacham, traiçoeiros, atrás do disfarce, no uso  e abuso, impune, de todos os subterfúgios para ludibriar o povo com ornados discursos progressistas e de inclusão social, burlando leis  sem o menor pudor e receio, na busca frenética do poder absoluto. Fantasiado de prefeito popular, você é, na verdade, um  prefeito antidemocrático,

DO  PODER ABSOLUTO.

É inegável, Brito, sua inteligência capacidade, criatividade, iniciativa, astúcia. No entanto, foi tomado pela febre de uma desvairada busca de poder. Usurpou, então, o governo que é do Povo  Não poupou nada,  ninguém que lhe contrarie a ascensão. Nem a  razão, nem a moral  nem as  leis barram seu ímpeto.  Esmaga tudo e todos que lhe fazem frente. As obras e benfeitorias não chegam a justificar o mal feito. É uma fúria incontrolável, maquiavélica de subir. Até aonde, Brito? À presidência? à tirania? a um Fidel? A um Bashar al-Assad?  Cuidado, Brito! Um dia a casa cai, quanto mais alto, maior o tombo.

EU SOU  O PODER.                                                                                                                                      Na sua ânsia de poder, se pôs num trono de rei onipotente, um novo Luiz XIV tupiniquim do arcaico e ultrapassado “l’État c’est moi”. “Eu sou o Governo” é seu lema, acima das leis e da liberdade, da moral e da verdade. Traiu a Democracia, camuflando-se de soberano burlesco, calcando aos pés o cargo de mero representante do Povo. No entanto, Brito, falta-lhe a majestade e o brilho da realeza.


Então, para selar as semelhanças, poderia travestir-se do Rei Sol, na imagem caricata desse despótico tirano do Poder Absoluto:  A vasta cabeleira cacheada, a coroa de ouro, na direita o cetro, na esquerda a espada do poder, ostentando maneiroso o  longo manto azul bordado em flor-de-lis e filetes dourados, o valioso colar de ouro com insígnia do poder, a blusa de gola rendada, os fofos calções e as meias colantes de cetim, o gracioso andar com sapatilhas de salto alto, presas com delicados lacinhos vermelhos.


Oxalá que, na sua ascensão até  Luís XIV,  não termine no desventurado Luís XVI, com a sua, dele, também desditosa, Maria Antonieta.

Desculpe-me, não tive tempo de ser breve.

Antonio Luiz Cagnin                                                                                                                          RG 1.747.617-3                                                                                                                                 Cidadão do Embu


Jan 30 2013

Prefeito retira o titulo Estância Turística do nome da cidade

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

No primeiro ato relevante do ano o Prefeito Chico Brito retira o titulo Estância Turística do nome da cidade ao redesenhar o logo do município.

Apesar de se intitular tão democrático, o mesmo não consultou a população antes de jogar no lixo a vocação turística da cidade.
Veja matéria publicada pelo site www.otaboense.com.br


Jan 27 2013

Tumulto na eleição de presidente da Câmara de Embu das Artes

Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 1

A primeira sessão da Câmara Municipal de Embu das Artes, ocorrida em 1/1/2013, foi marcada por tumulto e gritaria, demonstrando o nível de nossos políticos locais.

De um lado o prefeito, que faz os vereadores de meros funcionários, violando o principio da “Independência dos Poderes” impondo sua vontade na câmara. De outro o Ney Santos cobrando a presidência da câmara que é a regra de praxe como vereador mais votado, mas fazendo isso com gritos e deboche.

Claudinei (Ney) Alves dos Santos, que presidiu o ato de posse como vereador mais votado na cidade. Santos chegou a declarar nula a sessão de votação ao apontar a obrigatoriedade da proporcionalidade partidária na composição da mesa-diretora, mas a eleição foi considerada legítima pelo voto de 13 vereadores.





Jan 17 2013

Radio Bandeirantes entrevista prefeito de Embu

Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 0 1

O apresentador Milton Parron do programa Ciranda da Cidade leu algumas mensagens enviadas por moradores da cidade, com criticas e perguntas, que foram respondidas pelo Sr. Prefeito com a aspereza habitual, mas com inúmeras mentiras e difamações.

http://www.youtube.com/watch?v=Q6Sz7yFuaws&feature=youtu.be


Jan 16 2013

Reportagem na Bandeirantes sobre Embu das Artes

Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 0 1

Hoje, 16/1/2012, foi  transmitida um entrevista ao vivo na Bandeirantes sobre Embu das Artes, com o prefeito Chico Brito.

Ouça a gravação da reportagem clicando aqui!


Nov 09 2012

Salve Embu participa da 15a Conferência Internacional Anticorrupção

Blog, Eventos, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

Embu das Artes está representada na 15a Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), que está ocorrendo em Brasília. Os problemas e e dificuldades de Embu serão relatados e discutidos junto a especialistas no combate a corrupção de todo o mundo.

Esse evento acontece a cada dois anos e reúne líderes, acadêmicos e ativistas do mundo todo, e é organizada pela Transparência Internacional e pelas entidades brasileiras Amarribo e Instituto Ethos.

Na foto, Renato Gonda em companhia da jornalista iemenita Tawakkol Karman, laureada com o Nobel da Paz em 2011. A CORRUPÇÃO DA PAZ fomenta e corrompe o crescimento sustentável da humanidade e do planeta.


http://15iacc.org/


Nov 09 2012

Reportagem Record – Servidor recebe propina para liberar laudos ambientais irregulares em Embu

Blog, Reportagens - Textos, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 0 1

Reportagem Record - Servidor recebe propina para liberar laudos ambientais irregulares

Um técnico da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, e um empresário são suspeitos de comandar um esquema de concessão de licenças ambientais. Eles recebiam propina para o funcionário público liberar os laudos em Embu das Artes, na região Metropolitana de São Paulo.

O esquema seria feito através de uma empresa de fachada, na qual os dois eram sócios. Os dois foram presos na tarde desta quinta-feira (8).

A polícia apreendeu, com os suspeitos, maços de dinheiro que totalizam quase R$ 700 mil e há ainda outros US$ 37 mil.

A investigação da Corregedoria-Geral da Administração do Estado começou em agosto. Os corregedores descobriram que indústrias, comércios e condomínios da região, que precisavam de autorização da Cetesb para construir, usavam a RS Soluções Ambientais para conseguir licenças. Segundo o corregedor João Batista Beolchi, a RS é uma empresa de fachada e agia em parceria com o servidor da Cetesb.

—Ele se valia de uma empresa de fachada, com nomes fictícios, que lhe davam suporte para execução do crime, prejudicando o meio ambiente, prejudicando a administração pública.

O dono da empresa investigada admitiu aos corregedores que a RS Soluções Ambientais tinha como sócio oculto o funcionário da companhia.

A próxima fase da investigação é levantar todas as licenças ambientais que foram assinadas pelo funcionário público. A Corregedoria-Geral do Estado ainda não tem um levantamento de quantas empresas podem ter se beneficiado do esquema.

O valor da propina paga ao servidor variava sempre de R$ 300 mil a R$ 1 milhão. Agendas com anotações e cheques de empresas foram apreendidos e vão ser investigados, segundo o delegado Dirceu Atier Júnior.

—Se caracterizando que houve a oferta dessas empresas para obter benefício, estariam elas enquadradas no crime de corrupção ativa.

O funcionário da Cetesb e o dono da empresa de fachada foram levados para a delegacia. O servidor estava com uma pistola e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma, mas pagou fiança de R$ 5.000 e foi liberado.

Outras duas armas foram apreendidas junto com o dinheiro. O servidor e o empresário vão responder em liberdade por concussão, crime quando o funcionário público obtém vantagem a partir do cargo que ocupa.

Assista ao vídeo:


Nov 09 2012

Preso técnico da Cetesb que vendia licença ambiental em Embu das Artes.

Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 0 1

Preso técnico da Cetesb que vendia licença ambiental em Embu das Artes. O preso, que aprovava obras em Áreas de Proteção Ambiental (APAs), concedeu licenças para construção de fábricas, condomínios, comércio e loteamentos. “A partir de agora, vamos investigar todas as licenças concedidas por ele “, diz Beolchi. O esquema de propina era praticado havia dois anos.

Veja reportagem do SPTV.

Veja reportagem do Estadão
Preso técnico da Cetesb que vendia licença ambiental em Embu das Artes
SÃO PAULO – O técnico da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) Sérgio Roberto foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira, 8, por receber propina em troca de concessão de licenças ambientais em Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo.

O técnico, que trabalhava há 32 anos na companhia, foi abordado dentro da agência. Ele foi preso por porte ilegal de arma após a polícia encontrar uma pistola calibre 635 no carro dele. Na casa de Roberto, em Osasco, na Grande São Paulo, a polícia apreendeu R$ 650 mil e US$ 37 mil em espécie, além de outras duas armas de fogo.

Segundo o coordenador da Corregedoria Geral da Administração da Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo, João Batista Beolchi, que lidera a investigação que levou ao flagrante, Roberto confessou ter recebido propina para aprovar licenças.

O preso, que aprovava obras em Áreas de Proteção Ambiental (APAs), concedeu licenças para construção de fábricas, condomínios, comércio e loteamentos. “A partir de agora, vamos investigar todas as licenças concedidas por ele “, diz Beolchi. O esquema de propina era praticado havia dois anos.

Roberto atuava por meio RS Soluções, empresa da qual era sócio. O dono da empresa também está sendo investigado. O funcionário da Cetesb foi levado para a Delegacia da Seccional de Taboão da Serra. Ele poderá ser libertado após pagar a fiança fixada em R$ 5 mil.

A prisão de Roberto é fruto da Operação Confiança, investigação foi iniciada no dia 21 de agosto, realizada pela Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo.

A Polícia Civil abrirá inquérito para apurar o crime de concussão (vantagem indevida obtida por meio da própria função para o favorecimento de terceiros). O crime prevê de 2 a 8 anos de prisão.


Oct 31 2012

“Embu Terra das Artes” é finalista no Prêmio Itamaraty

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

O filme “Embu Terra das Artes” está concorrendo ao Prêmio Itamaraty concedido pelo Ministério das Relações Exteriores.

Ele foi um dos 5 filmes mais votados na categoria documentários na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo!

http://36.mostra.org/jornal-da-mostra/378430/36-mostra-divulga-os-filmes-brasileiros-que-concorrem-ao-premio-itamaraty


Oct 25 2012

Pátio em Embu abriga carros desviados ilegalmente da Polícia Civil.

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

Segue reprodução de reportagem do Jornal Agora.

Carro apreendido pela polícia vai para pátio ilegal de ex-PM

Instalado em um terreno particular na divisa de Embu das Artes com Cotia (Grande SP), um pátio clandestino de um ex-soldado da Polícia Militar abriga ao relento centenas de carros apreendidos e desviados ilegalmente de um depósito da Polícia Civil.

A polícia diz que não sabia da existência do pátio clandestino.

A Corregedoria vai investigar o caso.

O ex-PM afirmou que transferiu os carros por sua “conta e risco”.

Na tarde da última quarta-feira, o Agora encontrou nesse pátio cerca de 300 carros, vários deles sem capô, porta, banco e até motor.

O local não tem cobertura, muro e impermeabilização que impeça a contaminação do solo.

Resposta 1

O ex-PM Osmar Ananias da Silva disse ter transferido os carros por falta de espaço em seu pátio de Embu das Artes, que ele diz ser regular (apesar de já ter sido interditado pela polícia).

“A polícia não sabe [que os veículos foram transferidos]. Os carros estão lá por minha conta e risco.”

Silva disse que a transferência dos veículos para o outro pátio se deu há cerca de quatro meses e tirará os carros do pátio clandestino “o mais rápido possível”.

O ex-PM disse que paga, desde então, R$ 2.500 mensais para locar o terreno onde guarda os veículos.

De acordo com ele, “não chega a 300″ o número de carros transferidos.

Questionado sobre o fato de vários carros estarem sem peças, ele negou que os veículos tenham sido depenados; disse que estão da forma em que se encontravam quando foram recolhidos. “É carro roubado”, explicou.

Silva disse que transportou carros para delegacias da zona sul da capital por dez anos.

Há quatro meses, diz o ex-PM, ele e o restante de guincheiros que conhece não transportam mais veículos apreendidos.

“É uma determinação do delegado-geral.”

Ele negou que tenha sido expulso da PM. “Pedi baixa para ter uma vida melhor.”

Resposta 2

A Secretaria de Estado da Segurança Pública diz que a pasta e a Polícia Civil “não compactuam com irregularidades, principalmente no que se refere a bens de terceiros”.

Segundo a secretaria, ao receber as informações fornecidas pela reportagem, a Delegacia-Geral de Polícia encaminhou o caso à Corregedoria.

A pasta informou que a polícia abrirá, em breve, licitações para contratar pátios.

por Léo Arcoverdedo Agora

http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u1172979.shtml

http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u1173531.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1172966-veiculo-apreendido-vai-para-patio-ilegal-de-ex-pm-na-grande-sp.shtml

http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=28262

http://www.jornalnanet.com.br/noticias/5809/veiculo-apreendido-vai-para-patio-ilegal-de-ex-pm-em-embu-das-artes



Oct 22 2012

Evento de Estréia de “Embu – Terra Das Artes”

Blog, Eventos 0 0

A Estréia de “Embu – Terra Das Artes”, no Espaço Itaú de Cinema no Shopping Frei Caneca, nessa sexta 19/10 na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi marcada pela presença de diversas personalidades e artistas de Embu das Artes e em especial , devido a presença da diretora do Filme Fátima Seehagen de Brasília.

Após a seção ela fez um bate-papo com o público e deu entrevistas. Confira um trecho da entrevista:


Oct 20 2012

“Embu – Terra Das Artes” neste domingo no Matilha Cultural

Blog, Eventos 0 0

O Documentário “Embu – Terra Das Artes” será exibido neste domingo 21/10/2012 as 16:45 no espaço Matilha Cultural, no centro de São Paulo pela 36ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo.

Os ingressos custam 18 reais e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria. Rua Rêgo Freitas, 542 – República
São Paulo, (0xx)11 3256-2636

A Matilha Cultural é um centro cultural independente e sem fins lucrativos localizado na região central de São Paulo. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, o espaço Matilha é preparado para apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

Como filosofia, a Matilha provoca debates políticos com foco em questões ambientais e de direitos humanos e apoia movimentos artísticos independentes. Mais do que um centro cultural, é também um centro de convergência de idéias e ações em prol do bem comum. Com informação, ativismo e cultura, a Matilha contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e mais LIVRE.


Exibir mapa ampliado


Oct 20 2012

Fátima Seehagen convida voce a assistir Embu – Terra das Artes

Blog, Eventos 0 0

Fátima Seehagen diretora filme “Embu – Terra das Artes” o convida para assistir o documentário que está sendo exibido este final de semana em São Paulo na 36a Mostra Internacional de Cinema.

20/10/2012- 14:00 – CINE LIVRARIA CULTURA
Avenida Paulista, 2073 -Cerqueira César

21/10/2012- 16:45 – MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – República

22/10/2012- 14:00 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA sala3
Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César


Oct 20 2012

Assista o trailer do Filme “EMBU – TERRA DAS ARTES”

Blog, Saiu na mídia, Vídeos 0 0

Assista também a Animação de abertura



Oct 20 2012

Animação da abertura de EMBU – Terra das Artes

Blog, Saiu na mídia 0 0


Essa animação faz parte do documentário “Embu – Terra das Artes” de Fátima Seehagen que está participando este final de semana em São Paulo na 36a Mostra Internacional de Cinema.

Tátia Tainá tem uma capacidade incrível de reproduzir de forma caricaturesca os personagens, ela criou uma poesia a parte dentro do documentário interpretando a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes.E não faltaram os bichinhos, inspirados nos desenhos da ilustradora Paloma Portela.


Oct 16 2012

Documentário “EMBU – Terra das Artes” na 36ª Mostra Internacional de Cinema

Blog, Eventos 0 0

O documentário “EMBU – Terra das Artes” será exibido na 36ª Mostra Internacional de Cinema, que ocorre de 19 de outubro a 2 de novembro. Serão exibidos cerca de 350 títulos de mais de 60 países e diversas cinematografias em 28 espaços entre salas de cinema, museus e instituições culturais espalhados pela capital paulista.

O Documentário que nasceu da voz da cidade de Embu das Artes – sem roteiro prévio, sem meias palavras, sem ensaios – apenas com o registro verdadeiro dos acontecimentos. Você já conhece esta história?

Confira os horários de exibição na
36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

19/10/2012- 20:00
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA sala6
Rua Frei Caneca, 569 – 3ºPiso

20/10/2012- 14:00
CINE LIVRARIA CULTURA sala2
Avenida Paulista, 2073 -Cerqueira César

21/10/2012- 16:45MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – República

22/10/2012- 14:00ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA sala3
Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César


Oct 09 2012

Milton Jung divulga Vassourada na CBN

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

Milton Jung da radio CBN deu destaque a Vassourada Eco-Política do Salve Embu e inclusive publicou em seu Blog o seguinte texto:

http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/miltonjung/2012/10/09/foto-ouvinte-eleitores-limpam-sujeira-dos-candidatos-em-embu/

Os candidatos a vereador não respeitam, mas os moradores que gostam da cidade de Embu das Artes decidiram reagir contra a sujeira eleitoral, produzida no domingo. O Movimento Salve Embu se organizou para varrer os panfletos despejados diante de escolas da cidade na Região Metropolitana. Foram recolhidos mais de dez sacols de lixo cheios de “maus políticos”. De acordo com os incentivadores da ação “a intenção não era limpar toda a cidade, mas fazer uma manifestação convidando os eleitores a perceberem que político que tem essa atitude não tem respeito pelo meio-ambiente, pelo cidadão e pela cidade e por isso não merece ser votado.


Oct 08 2012

Vassourada Eco-Política nas eleições

Blog, Eventos 0 0

O Movimento Salve Embu e moradores da região organizaram a “Vassourada Eco-Política”, para varrer lixo dos panfletos da frente de escolas de Embu das Artes.

As ações ocorreram durante todo o domingo e recolheram mais de 10 sacos de lixo cheios em 3 bairros, Centro, Itatuba e Santa Tereza.

A intenção não era limpar toda a cidade, mas fazer uma manifestação convidando os eleitores a perceberem que político que tem essa atitude não tem respeito pelo meio-ambiente, pelo cidadão e pela cidade e por isso não merece ser votado.

Se na próxima eleição, os eleitores se organizarem, podem varrer as escolas antes da votação, evitando que essa tática suja de propaganda dê resultado e desmotivando os candidatos.

Foi um exemplo de cidadania e civilidade que nenhum candidato da cidade se dignou a ajudar.


Sep 11 2012

Manifestação dos funcionários do Pronto Socorro de Embu das Artes

Blog, Denúncias, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia, Vídeos 0 1

A manifestação de funcionários do Pronto Socorro do centro de Embu das Artes está agitando o centro da cidade, os manifestantes afirmam que estão com seus salários estão atrasados e cobram melhores condições de trabalho, pois faltam remédios, material de limpeza e até comida para os pacientes. Disseram também que com a recente troca da empresa que administra o hospital, o caos ficou generalizado.

Entre os protestos protestos gritavam “Fora Chico Brito” em referencia ao prefeito que não tem dados atenção as reivindicações.

Os manifestantes, chegaram a fechar a avenida Elias Yasbeck e na parte da tarde pretendiam marchar rumo a prefeitura.

Veja vídeo gravado hoje, 11/9, por volta das 12h em frente ao hospital.


Sep 11 2012

Manifestação dos funcionários do Pronto Socorro de Embu das Artes

Blog, Denúncias, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia, Vídeos 0 0

Manifestação na Maternidade de Embu das Artes

Manifestação na Maternidade de Embu das Artes

A manifestação de funcionários do Pronto Socorro do centro de Embu das Artes está agitando o centro da cidade, os manifestantes afirmam que estão com seus salários atrasados e cobram melhores condições de trabalho, pois faltam remédios, material de limpeza e até comida para os pacientes. Disseram também que apos a privatização da saúde pelo prefeito Chico Brito as condições que já eram precárias pioraram, e agora com a recente troca de empresa que administra o hospital, o caos ficou generalizado.

Entre os protestos protestos gritavam “Fora Chico Brito” em referencia ao prefeito que não tem dados atenção as reivindicações.

Os manifestantes, chegaram a fechar a avenida Elias Yasbeck e na parte da tarde pretendiam marchar rumo a prefeitura.

Veja vídeo gravado hoje, 11/9, por volta das 12h em frente ao hospital.


Sep 05 2012

CBN – SEU BAIRRO, NOSSA CIDADE – EMBU DAS ARTES

Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 0 0

Reportagem da Radio CBN realizada em 4/9/2012 relatou que a população reclama da falta de médicos, da ausência de professores e da infraestrutura precária.

Reportagem completa com as 4 partes.

Reportagem resumida com vídeo produzida pela CBN.


Sep 03 2012

Reportagem da CBN sobre Embu – amanhã 4/9

Blog 0 0


A Radio CBN (FM 90,5) vai passar amanhã (4/9) uma reportagem sobre os desafios e carências da cidade de Embu das Artes.

Ela será dividida em 4 partes, os horários serão às 8h15, 10h15, 11h05 e 15h45, com comentários ao vivo da repórter que vai estar novamente percorrendo a cidade.

Segue link da pagina do programa.

http://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/eleicoes-2012/sao-paulo/seu-bairro,-nossa-cidade/SEU-BAIRRO-NOSSA-CIDADE.htm


Aug 28 2012

Propaganda ou crime eleitoral?

Artigos, Blog 0 0

Propagandas eleitoral deve seguir um rigoroso regulamento para não se tornar um crime eleitoral, conheça algumas das propagandas proibidas e suas multas:

  • Outdoors (art. 17) Multa de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50
  • Confecção, utilização e distribuição, por candidato, comitê, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. (art. 9, §3º )
  • Showmício ou evento assemelhado para a promoção de candidato e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com o objetivo de animar comício e reunião eleitoral. A proibição se estende aos candidatos profissionais da classe artística. (art. 9, §4° )
  • Trio elétrico, exceto para sonorização de comícios entre 8 e 24 horas (art.9, §2º).
  • A propaganda sob qualquer forma (inclusive a pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados) (art. 10):
  • em bens públicos, ou seja, bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do Poder Público, ou que a ele pertençam
  • nos bens de uso comum, ou seja, os definidos pelo código civil e também aqueles a que a população em geral tem acesso ( cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada)
  • em postes de iluminação pública e de sinalização de tráfego
  • em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios
  • em viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos.
  • Multas de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00 (Período permitido)
  • Multas de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00 (Antecipada – antes de 6 de julho)

Aug 16 2012

Desafios da cidade de Embu das artes para o próximo prefeito.

Blog, Reportagens - Vídeos, Saiu na mídia 1 0

Reportagem do Bom Dia São Paulo da Globo sobre os Desafios da cidade de Embu das artes para o próximo prefeito.


Jul 12 2012

Aniversário Embu 458 anos

Blog, Eventos 0 1

O Aniversário da fundação do Embu é comemorado no dia 18 de julho, e em 2012 comemoram-se os 458 anos de história, venha participar dos eventos de homenageiam a nossa querida cidade!


May 31 2012

Mercado Ético – Embu das Artes na contramão

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

Embu das Artes na contramão

Magali Cabral, para o Mercado Ético


Enquanto o mundo se prepara para discutir na Rio+20 formas de viabilizar um modelo de desenvolvimento sustentável, a Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, na Grande São Paulo, uma cidade histórica que traz no próprio nome as suas duas maiores vocações, pega um retorno na contramão e aprova um Plano Diretor com pegada do século passado.

Pela lei municipal já sancionada, a Prefeitura pode autorizar a derrubada das florestas remanescentes de Mata Atlântica, substituindo-as por galpões de logística e por indústrias que queiram se instalar na região, bem ao lado do Rodoanel Mario Covas. O Plano Diretor cria também um corredor industrial que atravessa a APA Embu Verde e a Área de Proteção aos Mananciais da Guarapiranga, que abastece de água mais de 4 milhões de habitantes de São Paulo.

Ou seja, o Plano Diretor ignora ao mesmo tempo os princípios básicos mais fundamentais das agendas das cidades sustentáveis e o fato de fazer parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, uma área de 1,6 milhões de hectares coberta por mata atlântica reconhecida, em 1994, pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade. Além de perder qualidade de vida e o título da Unesco, Embu das Artes poderá se tornar internacionalmente conhecida por ter rompido a ligação do chamado corredor de biodiversidade de São Paulo.

De acordo com o climatologista do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Paulo Nobre, ao interromper esse corredor, o Plano Diretor condena à morte não só a reserva do próprio município, mas todo o cinturão verde que tem um papel fundamental na estabilidade climática, produção de água e purificação do ar em toda a Região Metropolitana de São Paulo. “Significa, em última instância, subtrair o “seguro-clima” que as florestas nos oferecem de graça”, afirma.

O próprio governo federal, segundo Nobre, já reconheceu a urgência e a gravidade das ameaças que o desmatamento impõe às populações. Em 2011 criou o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemadem, para atuar na prevenção de desastres naturais em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). Juntos, esses órgãos lutam para incluir nos planos diretores dos municípios a dimensão climática e a susceptibilidade a eventos extremos, como deslizamento de morros e inundações – calamidades, aliás, comuns em Embu das Artes.

Um documento-denúncia endossado por entidades ambientalistas e culturais sobre o Plano Diretor de Embu das Artes já foi entregue ao presidente do Programa Homem e Biosfera (MAB/UNESCO), Ishwaran Natarajan, durante reunião das 300+ Reservas da Biosfera do planeta, em Paris, no dia 7 de maio último. A moção solicita que a Unesco interpele o governo brasileiro no sentido de honrar os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil com a formação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCVSP).

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/embu-das-artes-na-contramao/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje


May 31 2012

Mercado Ético – Embu das Artes na contramão

Blog, Reportagens - Textos, Saiu na mídia 0 0

Embu das Artes na contramão

Magali Cabral, para o Mercado Ético


Enquanto o mundo se prepara para discutir na Rio+20 formas de viabilizar um modelo de desenvolvimento sustentável, a Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, na Grande São Paulo, uma cidade histórica que traz no próprio nome as suas duas maiores vocações, pega um retorno na contramão e aprova um Plano Diretor com pegada do século passado.

Pela lei municipal já sancionada, a Prefeitura pode autorizar a derrubada das florestas remanescentes de Mata Atlântica, substituindo-as por galpões de logística e por indústrias que queiram se instalar na região, bem ao lado do Rodoanel Mario Covas. O Plano Diretor cria também um corredor industrial que atravessa a APA Embu Verde e a Área de Proteção aos Mananciais da Guarapiranga, que abastece de água mais de 4 milhões de habitantes de São Paulo.

Ou seja, o Plano Diretor ignora ao mesmo tempo os princípios básicos mais fundamentais das agendas das cidades sustentáveis e o fato de fazer parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, uma área de 1,6 milhões de hectares coberta por mata atlântica reconhecida, em 1994, pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade. Além de perder qualidade de vida e o título da Unesco, Embu das Artes poderá se tornar internacionalmente conhecida por ter rompido a ligação do chamado corredor de biodiversidade de São Paulo.

De acordo com o climatologista do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Paulo Nobre, ao interromper esse corredor, o Plano Diretor condena à morte não só a reserva do próprio município, mas todo o cinturão verde que tem um papel fundamental na estabilidade climática, produção de água e purificação do ar em toda a Região Metropolitana de São Paulo. “Significa, em última instância, subtrair o “seguro-clima” que as florestas nos oferecem de graça”, afirma.

O próprio governo federal, segundo Nobre, já reconheceu a urgência e a gravidade das ameaças que o desmatamento impõe às populações. Em 2011 criou o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemadem, para atuar na prevenção de desastres naturais em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). Juntos, esses órgãos lutam para incluir nos planos diretores dos municípios a dimensão climática e a susceptibilidade a eventos extremos, como deslizamento de morros e inundações – calamidades, aliás, comuns em Embu das Artes.

Um documento-denúncia endossado por entidades ambientalistas e culturais sobre o Plano Diretor de Embu das Artes já foi entregue ao presidente do Programa Homem e Biosfera (MAB/UNESCO), Ishwaran Natarajan, durante reunião das 300+ Reservas da Biosfera do planeta, em Paris, no dia 7 de maio último. A moção solicita que a Unesco interpele o governo brasileiro no sentido de honrar os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil com a formação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCVSP).

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/embu-das-artes-na-contramao/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje


← Older posts

Categorias

  • Artigos (24)
  • Artistas (12)
  • Blog (89)
  • Comunidades (10)
  • Denúncias (8)
  • Eventos (24)
  • Inspiradores (5)
  • Jornal Salve embu (4)
  • Jornal Salve Embu – Online (14)
  • Plano Diretor (8)
  • Reportagens – Lixão (7)
  • Reportagens – Plano Diretor (5)
  • Reportagens – Textos (58)
  • Reportagens – Vídeos (43)
  • Saiu na mídia (73)
  • Sem categoria (6)
  • Vídeos (32)


Copyright © 2012 e404 Themes. All rights reserved.
Powered by: WordPress.